
Imaginar, pintar e moldar
Ouve com atenção a conversa entre Gabriel Roldão, Luís Abreu e José Manuel Gonçalves. Falam de 6 embarcações que D. Dinis mandou pôr ao largo da Praia de Paredes, para afugentar presenças hostis. Conversam também acerca da localização do porto de Paredes da Vitória. Esta conversa é exclusiva deste site.
Investiga a importância das pessoas mencionadas.
Investiga o que é a Crónica de Cister.
Visita Paredes de Vitória. Observa-a de diversos pontos. Se já conheces a praia, visita-a com outro olhar, ciente que naquele local existia um porto, de onde saíam e entravam barcos com mercadorias. Ali moravam mais de 300 pessoas, mais do que atualmente residem lá!
Imagina, como seria a povoação naquele tempo (séc. XIII),como seria o movimento da atividade portuária..., que histórias vividas e aventuras contariam os viajantes que por ali passavam...
Desenha, pinta o porto de Paredes de Vitória, de uma perspectiva panorâmica. De seguida constrói uma maqueta em pasta de papel, baseada no teu desenho. Podes usar papel para fazer os barcos e plasticina para moldar as pessoas. (Leva a ideia à tua professora ou professor, aproveita a maqueta para estudar as formas de relevo.)
Envia os teus trabalhos para eusouafloresta@gmail.com para que possam ser aqui apresentados.